Estância recebe a Queima do Alho

06/01/2024 18:13
Tradicional festa da cultura sertaneja chega a São Bernardo do Campo
Classificada ‘patrimônio imaterial da humanidade’ , a queima do alho atrai amantes da cultura caipira e sertaneja por onde passa. 
 
O cardápio tem como base o tempero de alho, arroz carreteiro, feijão gordo, farofa e carne. Tudo é preparado em fogão improvisado no chão, com pedaços de lenha, chapas, panelas rústicas e pilão de madeira, a tradição permanece viva e tenta ser o mais fiel possível às suas origens.
A Queima do Alho tem esse nome por causa da preparação das refeições dos peões de boiadeiros. Durante a trajetória das comitivas, um dos peões ficava responsável por descascar o alho e colocá-lo em uma conserva de gordura animal durante a cavalgada. Assim ele já estaria pronto para a hora de pararem para almoçar ou jantar. Essa atividade de preparação da comida era chamada de “queimar o alho”. Os utensílios e ingredientes eram transportados nos animais durante as viagens tropeiras. 
A data escolhida para a festa é domingo, 28 de janeiro, na Estância Alto da Serra (São Bernardo do Campo), e contará com shows tradicionais como a banda gaúcha ‘Maate quente’ com sua vaneira dançante, as duplas Santello & Pavani e Goiano & Paranaense com muita moda de viola, presença de berranteiros, e pra abrir as festividades desfile de cavaleiros e muladeiros, com concentração marcada no estacionamento da Estância, com uma hora e meia de cavalgada as beiras da represa Billings. O trajeto conta também com carro de som e apoio para cavaleiros, tropas e animais.
Com produção e organização da equipe ‘country com pimenta’, a festa deve reunir cerca de duas mil pessoas, o os convites já estão à venda. Mais informações sobre a culinária queima do alho e ingressos no site:
https://www.queimadoalhopaulista.com.br
 Além do acesso, o almoço tropeiro também está incluso, já que o público é convidado a provar a comida feita pelas comitivas após o julgamento dos jurados. 
 
No cardápio: arroz
carreteiro, feijão gordo, farofa e carne, vale lembrar que todas as comitivas usam os mesmos ingredientes e fazem os mesmos pratos! 
 
Serviço:
Queima do alho na Estância Alto da Serra
Data: 28 de janeiro de 2024, a partir das 13:00
Ingressos: 
https://www.queimadoalhopaulista.com.br
Atrações: Santello & Pavani, Goiano & Paranaense e Maate Quente 
 
Informações: @estanciaoficial @countrycompimenta