HOME > Rodeio de Itu garante bem-estar e proteção dos animais durante provas
Rodeio de Itu garante bem-estar e proteção dos animais durante provas
04/08/2018 17:06
Rodeio de Itu garante bem-estar e proteção dos animais durante provas
Touros são supervisionados por veterinários, representantes do Ministério Público e ONGs
Além de música, provas e de muita diversão, o Rodeio de Itu é conhecido por reunir um conjunto de ações voltadas para a proteção aos animais. E na 12ª edição não será diferente. Para garantir o bem-estar dos touros que participam das provas, a organização do evento efetua um controle rígido das ações, previamente previstas em um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) assinado desde a primeira edição do Rodeio Itu entre os organizadores do evento e a Promotoria de Justiça do Meio Ambiente de Itu.
De acordo com a veterinária e diretora técnica do Rodeio Itu, Dra. Ana Paula Dótoli, os proprietários entendem que a sanidade e o bem-estar desses touros representam o sucesso do seu negócio. “Eles são tratados como verdadeiros atletas, desenvolvendo atividades físicas diárias, como corrida e natação, para manter o condicionamento físico, garantindo assim o bom desempenho nas arenas”, comenta.
Os animais são supervisionados por uma equipe técnica formada por veterinários, representantes do Ministério Público e ONGs. Os veículos de transporte são especiais e a superlotação é proibida. Já em Itu, touros e bois ficam em uma fazenda, afastados do local da festa. Lá, estão protegidos de som ou qualquer outro gerador de estresse e com alimentação balanceada.
Durante a festa, eles são levados para a arena apenas no momento das montarias, permanecendo, no máximo, quatro horas no local. Logo depois, retornam ao pasto. Além disso, os bois participam das montarias em dias alternados, ou seja, após os oito segundos de prova, eles têm mais de 45 horas de descanso. Para evitar prejuízos à audição dos animais, as atrações musicais só começam após a retirada de todos os touros do local do evento. O Rodeio Itu também não permite o uso de equipamentos pontiagudos e de choque nas montarias. O peão que utiliza qualquer um destes instrumentos é prontamente desclassificado.
Responsabilidade social
Com o objetivo de dar visibilidade para o trabalho social desenvolvido por entidades da cidade, o Rodeio Itu fechou uma parceria com cinco instituições de caridade: Apae, Vila Vicentina, Creche Mãezinha, Associação Amigos dos Autistas de Itu e Fraternidade Espírita. Durante os cinco dias do rodeio, as instituições dividirão uma barraca no recinto, tendo a renda revertida a cada uma delas.
Para Rosana dos Reis, da Apae, a parceria sempre traz muitos benefícios. “É importante porque, além da visibilidade com relação ao nosso trabalho, temos a captação de recursos e também a inclusão social”, relata.
De acordo com o idealizador da festa, Herculano Neto, o aspecto social é uma preocupação constante da organização, que busca em todas as edições doar parte das arrecadações para instituições. “É uma honra para nós dividir o sucesso do Rodeio Itu com as cinco instituições que poderão utilizar o prestígio do evento para arrecadar fundos”, comenta.
Agenda:
Dia 6/9 (quinta-feira, véspera de feriado):
As Patroas (Maiara & Maraisa + Marília Mendonça) + Inimigos da HP (Camarote Itu)
Alok + Matheus e Kauan + Lucas Lucco (Camarote Itu)
Dia 15/9 (sábado):
Gusttavo Lima + Dennis DJ
Serviço
Os ingressos para o evento estão à venda no site https://www.ticket360.com.br/ ou em um dos mais de 35 pontos de venda em Itu e região. A exemplo dos anos anteriores, não será permitida a entrada de menores de 10 anos. De 10 a 15 anos, somente acompanhado dos pais ou responsáveis legais e a partir dos 16 anos, é permitido a entrada desacompanhado. Será obrigatória a apresentação do RG ou CNH original na entrada do evento. Pelo segundo ano consecutivo, a cerveja oficial da festa será a Crystal.