"Thriller", de Michael Jackson, completa seu 35º aniversário

03/12/2018 13:22
"Thriller", de Michael Jackson, completa seu 35º aniversário
Ontem (2) a primeira transmissão do clipe de “Thriller”, de Michael Jackson, na MTV, completou o seu 35º aniversário.
Nenhum outro curta-metragem musical gerou tanto entusiasmo e chamou tanta atenção; prova é que, após mais de três décadas e meia, todos ainda o compartilhamos como uma lembrança coletiva. Um historiador escreveu que “Thriller é o Cidadão Kane dos curtas”. Thriller, de Michael Jackson, continua a ser o único videoclipe a ser incluído na elite do National Film Registry da Biblioteca do Congresso dos EUA. 
Após superar os recordes da MTV com "Billie Jean" e "Beat It", Michael revolucionou ainda mais a produção de vídeos musicais com este épico filme de 14 minutos em filme 35mm, legitimando como uma completa inovação artística e consolidando o lugar de Michael na história cultural como pioneiro de uma nova forma de arte.
O emblemático filme venceu três MTV Awards, dois AMAs e um Grammy.  Uma eterna favorita, a música “Thriller” voltou ao ranking Hot 100 em 20 de novembro de 2018, ocupando a posição 31, a mais alta desde 7 de abril de 1984.
 
FATOS SOBRE O THRILLER:
O curta-metragem Thriller foi escrito por John Landis e Michael Jackson e dirigido por Landis, tendo sido filmado em Los Angeles em outubro de 1983.  Amigos de Michael, como Marlon Brando, Fred Astaire, Rock Hudson e Jackie Kennedy Onassis fizeram questão de visitar o set.
A música faz parte do álbum Thriller, o mais vendido de todos os tempos, com performance de Michael Jackson e música e letra de Rod Temperton.   “Thriller” foi o 7º e último single do álbum, e o clipe fez com que o álbum estourasse as vendas.

Em uma exibição privada em novembro de 1983, a Vanity Fair escreveu “A classe mais alta compareceu... no histórico Crest Theatre, com capacidade para 500 pessoas: Diana Ross, Warren Beatty, Prince, Eddie Murphy. Catorze minutos após o início, o público estava de pé, aplaudindo e chorando, ‘Mais um! Mais um!’ e Eddie Murphy gritou “Mostre mais uma vez!” E eles mostraram.”
Michael Jackson’s THRILLER 3D estreou no Festival Internacional de Cinema de Veneza de 2016 e tornou-se o primeiro clipe musical lançado em IMAX 3D em setembro deste ano.
  • 722MM Visualizações Totais no Youtube
  • Primeiro clipe musical gravado em filme
  • Primeira estreia mundial de um clipe musical realizada pela MTV
  • Primeiro clipe musical a chegar às telonas
  • Primeiro (e único) clipe musical a ser introduzido no National Film Registry pela Biblioteca do Congresso dos EUA
  • Primeiro clipe musical a inspirar uma coreografia de dança viral
  • Primeiro clipe musical a ser lançado em IMAX 3D
  • A música “Thriller” voltou ao ranking Hot 100 em 20 de novembro de 2018, ocupando a posição 31, a mais alta desde 7 de abril de 1984
  • ## de visualizações do vídeo oficial no Youtube
  • Inspirou o maior flash mob (reconhecido pelo Guinness): 13.597 fãs realizaram a coreografia de Thriller na Cidade do México em agosto de 2009
  • “Thriller foi o Cidadão Kane dos curtas,” afirmou Joe Vogel, historiador da música.
 
 
Fonte: Assessoria de Imprensa – Sony Music
Perfexx Assessoria